Baden-Powell Fundador do Escutismo
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Londres, na Inglaterra, em 22 de Fevereiro de 1857, dia em que os americanos celebravam o 125º aniversário de George Washington. O seu pai foi o reverendo H. G. Baden-Powell, professor em Oxford. Sua mãe era filha do almirante inglês W. T. Smyth. Seu bisavô Joseph Brewer Smyth, fora para a América como colono de Nova Jersey, mas voltara para a Inglaterra e naufragara a caminho da Pátria. Baden-Powell era assim descendente de um pastor, por um lado, e de um colono aventureiro do novo mundo, por outro.
Morreu-lhe o pai, quando tinha três anos, ficando sua mãe com sete filhos de menos de catorze anos de idade. A família teve frequentemente de lutar com dificuldades, mas o amor mútuo de mãe e filhos sempre os levou a vencê-las. Robert levou vida de ar livre esplêndida com os seus próprios irmãos, fazendo excursões e acampando com eles em muitas partes da Inglaterra.
Em 1870 B.P. entrou para a escola da Cartuxa, em Londres, com uma bolsa de estudos. Não foi estudante que se distinguisse muito, mas foi um dos mais animados. Desempenhava sempre parte activa em tudo quanto se passava no recreio e depressa se tornou conhecido pela sua habilidade de guarda-redes do grupo de futebol da Cartuxa. A sua habilidade dramática era muito apreciada pelos seus colegas. Sempre que o convidavam, organizava um espectáculo que fazia rebentar de riso toda a escola.
Tinha também vocação para a música, e o dom que possuía para o desenho permitiu-lhe mais tarde ilustrar os seus próprios escritos.
Aos 19 anos B.P. terminou os estudos na Cartuxa e imediatamente aceitou a oferta de ir para a Índia como alferes de um regimento que formara a ala direita da cavalaria, na célebre carga da Brigada Ligeira, na Guerra da Crimeia.
Além de prestar excelentes serviços militares (era capitão aos 26 anos de idade) alcançou os prémios de desporto mais ambicionados em toda a Índia, o da caça ao javali, caça a cavalo com uma lança curta por única arma. Compreendereis o perigo deste desporto, quando souberdes que o javali é muitas vezes mencionado com sendo "o único animal que se atreve a beber no mesmo bebedouro que o tigre".
Em 1887 encontramos B.P. na África a tomar parte nas campanhas contra
os Zulus, e mais tarde contra as ferozes tribos dos guerreiros Achantis e dos selvagens Matabeles. Os indígenas tinham-lhe tanto medo, que lhe deram o nome de "Impisa", o "Lobo que não dorme", por causa da sua audácia, da sua habilidade de explorador e da sua perícia em seguir pistas.
As promoções de Baden-Powell eram quase automáticas, tão regularmente se sucediam, até que, de repente, se tornou célebre.
Estava-se no ano de 1899 e B.P. era já coronel.
Era grande a efervescência na África do Sul. As relações entre os ingleses e o governo da república do Transval tinham chegado ao ponto de romper-se. Baden-Powell recebeu ordens de organizar dois batalhões de carabineiros montados e dirigir-se a Mafeking, cidade no coração do Sul da África. "Quem possuir Mafeking tem nas mãos as rédias da África do Sul", era dito corrente entre os indígenas, que se viu ser verdadeiro.
Veio a guerra e durante 217 dias - desde 13 de Outubro de 1899 -B.P. defendeu Mafeking resistindo ao cerco contra forças inimigas muito superiores, até que finalmente, lhe chegaram reforços no dia 18 de Maio de 1900.
A Grã-Bretanha estivera em suspenso durante estes longos meses. Quando finalmente chegou a notícia: "Mafeking foi socorrida", ficou louca de alegria .(...)
B.P., elevado agora ao posto de Major-General, achou-se convertido em herói aos olhos dos seus compatriotas.
Foi como herói de homens e rapazes que em 1901 regressou da África do Sul à Inglaterra, para ser cumulado de honrarias e para descobrir, com grande espanto seu, que a sua popularidade pessoal se estendera ao seu livro, destinado ao exército. Estava a ser usado como livro de texto nas escolas masculinas.
B.P. viu nisto um chamamento especial. Compreendeu que tinha agora excelente ocasião para ajudar os rapazes da sua Pátria a converterem-se em jovens fortes.
Se um livro sobre exploração destinado a homens havia atraído tanto os rapazes, quanto mais os atrairia um livro escrito para eles. Pôs mãos à obra, aproveitando as suas experiências na Índia e na África, entre os Zulus e outras tribos selvagens. Reuniu uma biblioteca especial de livros.
A JUVENTUDE DE B.P.
Robert Stephenson Baden-Powell nasceu em Londres em 22 de Fevereiro de 1857. Foi o quinto dos sete filhos do Rev. Professor Baden-Powell, que morreu em 1860. |
Em 1869 B.P. entrou para a Escola da Cartuxa, de onde se transferiu dois anos mais tarde para Godalming. A Cartuxa tinha uma pequena mata que estava vedada aos alunos. B.P. costumava ir para ai observar os animais, apanhar por vezes um coelho que cozinhava numa fogueira sem fumo (o fumo tê-lo-ia denunciado aos seus mestres),... Desenvolveu, também ai, as suas habilidades nas construções de abrigos e aprendeu a usar um pequeno machado.
Era muito popular na Escola, embora não fosse um estudante que se pusesse em evidência ou um grande atleta. Mesmo assim, tomava parte em inúmeras actividades com toda a energia que tinha – e era considerável. Tinha habilidade para desenhar, para cantar canções cómicas e para representar, e em toda a sua longa vida usou em cheio todos estes talentos.
|