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Em início de ano Escutista, muito há a fazer: acolher os novos elementos, transmitir-lhes a histórica a tradições da Patrulha/Tripulação, dar formação, preparar a Aventura, definir objectivos, avaliar as actividades, etc! Há uma infinidade de coisas que podemos e devemos fazer em Patrulha/Tripulação, Grupo/Flotilha ou em Conselho de Guias/Timoneiros. Vamos então ver, para que serve cada uma destas reuniões ou conselhos.
Nas Reuniões e Conselhos deves procurar apresentar-te como o delegado da tua Patrulha: por um lado, para fazer valer os interesses, projectos e realizações da Patrulha; por outro para receber
Reunião de Patrulha/Tripulação
Uma reunião da tua Patrulha/Tripulação deve ser muito própria e muito íntima, devendo estar directamente relacionada com a Patrulha/Tripulação e só a ela dizer respeito. Por outras palavras, deverão existir tantos tipos de reuniões de Patrulha/Tripulação quantas Patrulhas/Tripulações existirem, desde que cada uma delas contenha alguns elementos que são fundamentais, e que distinguem uma reunião de Patrulha/Tripulação de outra reunião qualquer.
Viver a Reunião de Patrulha/Tripulação
Pretende-se que este esquema não que seja uma “receita” para todas as reuniões, mas que sirva de orientação e de “guia”.
MOMENTO
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ACTIVIDADE
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TEMPO
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1º
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Oração e/ou cântico
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2 a 5 minutos
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2º
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Período de informações (do C.Guias e não só...)
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2 a 5 minutos
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3º
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Período de Administração (contas, leitura de actas...)
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2 a 5 minutos
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4º
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Formação/Instrução (técnicas, ateliers, progresso, etc...)
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15 a 20 minutos
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5º
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Jogo (de Patrulha/Tripulação e/ou inter-Patrulhas/Tripulações - Animador, etc…)
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30 a 45 minutos
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6º
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Avaliação (da reunião, de actividades do progresso, e outro assuntos para serem levados ao Conselho de Guias/Timoneiros. Resumo da reunião - Acta)
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2 a 5 minutos
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7º
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Encerramento (oração e/ou cântico)
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2 a 5 minutos
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TEMPO TOTAL
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55 a 90 minutos
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O Conselho de Guias/Timoneiros
Aqui, mais que nunca, marcas a posição de responsável da tua Patrulha/Tripulação, ou não fosse o Conselho de Guias/Timoneiros o órgão mais importante do Sistema de Patrulhas. É o órgão permanente que, sob a coordenação do Chefe, orienta a vida do Grupo/Flotilha.
Quem faz parte?
- Equipa de Animação; - Guias/Timoneiros e Sub-Guias/Sota-Timoneiros.
Para que serve?
- Tratar dos assuntos gerais do Grupo/Flotilha;
- Elaborar o Plano Anual;
- Acompanhar as ideias para as actividades com as Patrulhas/Tripulações;
- Distribuir as missões da Patrulha/Tripulação;
- Escolher os ateliers necessários para realizar o projecto e nomear os responsáveis;
- Convocar o Conselho de Aventura/Conselho de Expedição;
- Analisar o progresso de cada elemento e o progresso das Patrulhas/Tripulações;
- Tratar da Carta de Aventura/Expedição;
- Apreciar assuntos disciplinares, distinções e prémios.
Quando reúne?
Idealmente, de 15 em 15 dias.
Como animar um Conselho de Guias/Timoneiros
- Deves ter em conta que também é da tua responsabilidade a realização de um Conselho de Guias/Timoneiros, logo podes e deves dar ideias à Equipa de Animação para se realizarem, por ex.: debater um tema diferente em cada Conselho, tema esse proposto por um Guia/Timoneiro;
- Outra boa hipótese será a de propores ateliers em Conselho de Guias/Timoneiros com a finalidade de levar esses mesmos ateliers à Reunião de Patrulha/Tripulação;
- Tem em atenção que os momentos de Oração iniciais e finais de cada Conselho, devem ser preparados por todos e trabalhados, também eles, em Patrulha/Tripulação;
E não te esqueças:
- Um bom Guia/Timoneiro leva para o Conselho todos os problemas da sua Patrulha/Tripulação;
- Todos os Guias/Timoneiros sabem que há assuntos que são confidenciais, isto é, só são partilhados no Conselho e nunca deveram ser transmitidos à Patrulha/Tripulação.
Exemplo de Um Conselho de Guias
5 minutos
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O Início
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Oração inicial e/ou cântico
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10 minutos
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“ Fala barato”
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Os 10 minutos de tolerância ao Conselho de Guias/Timoneiros
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5 minutos
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Leitura da Acta
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Leitura da Acta do último Conselho
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20 minutos
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“ Top ±”
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Reflexão das Patrulhas/Tripulações sobre a vivência de cada uma.
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15 minutos
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“Humús ”
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Espaço destinado à formação.
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5 minutos
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“Recados trazes, recados levas”
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Espaço para os avisos
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15 minutos
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“O projecto que se segue”
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Espaço para discussão de projectos das Patrulhas/Tripulações.
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12 minutos
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“Pousada da Juventude”
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Espaço para reflexão sobre áreas temáticas.
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3 minutos
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O Fim
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Oração final/ cântico.
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Conselho de Grupo/Tripulação
Onde toda a Unidade se vai reunir com o fim primordial de eleger uma Aventura/Expedição. Cada Patrulha/Tripulação, através do seu representante, faz uma campanha em favor da sua Aventura/Expedição, tentando, sem atacar os restantes, obter a aprovação do Grupo/Flotilha.
É neste Conselho que o Grupo/Flotilha reconhece o progresso de cada Explorador/Moço realizado ao longo do projecto, as distinções e os prémios. São discutidos aqui, perante a Equipa de Animação, as opiniões de todos os Exploradores/Moços.
Quem faz parte?
Toda a unidade
Para que serve?
- Escolher a Aventura/Expedição (um voto por cada Explorador/Moço);
- Dar sugestões sobre os ateliers necessários;
- Analisar se a Carta de Aventura/Expedição está a ser cumprida;
- Analisar o êxito dos Projectos;
- Preparar a Festa da Aventura/Expedição;
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Conselho de Lei
Nos casos disciplinares com reconhecida gravidade, o Conselho de Guias/Timoneiros irá assumir o papel de Conselho da Lei, que deverá reunir sempre que necessário.
Quando reúne?
Conforme a duração e o tipo de Projecto.
Quem faz parte?
- Equipa de Animação; - Guias/Timoneiros; - Elementos implicados no caso.
Para que serve?
- Analisar os problemas disciplinares graves;
- Ouvir os implicados;
- Ouvir as vitimas e ver quais os prejuízos;
- Decidir-se como reparar os erros;
- Tomar medidas para que o caso não se volte a repetir;
- Decidir se o caso deve ser apresentado na Reunião de Direcção do Agrupamento.
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